terça-feira, 29 de setembro de 2009

O poder da leitura

A leitura nos dias atuais está cada vez mais rara e escassa, os alunos estão a cada dia mais desinteressados no que diz respeito apegar um livro, concentrar-se e ler. Foi pensando nessa dificuldade que o presente trabalho tem a função de despertar no público alvo o interesse pela leitura lietrária, pois a mesma é uma grande riqueza e que nós, professores, temos a obrigação e o dever de incentivá-los a essa leitura diariamente. Quem ler adquire o poder de conversação, ajuda a enriquecer o vocabulário e a interpretar com mais facilidade. O Projeto "Literatura em minha casa - um salto para novas descobertas", contém clássicos e autores que são considerados mestres da nossa literatura. A seleção dos livros foi feita com o objetivo de variar bastante o estilo e a época de cada romance.

Público Alvo

O projeto "Literatura em minha casa - um salto para novas descobertas", é um trabalho desenvolvido com alunos do 9º ano A, da EEF Pe. Abílio Monteiro Neto, município de Itaiçaba-Ceará(baixo jaguaribe). O trabalho tem por objetivo primordial despertar a leitura de alunos, principalmente a leitura literária e desenvolver a criatividade, a interpretação, ampliar o vocabulário, melhorar a escrita, a criticidade, como também conhecer a vida e obra dos autores trabalhados.

Acervo

Os escritores escolhidos são: José de Alencar, Machado de Assis, Joaquim Manuel de Macedo, Graciliano Ramos, Raquel de Queiroz, Camilo Castelo Branco.
Obras: Ressurreição, O moço loiro, Helena, Ubirajara, O alienista, Lucíola, Diva, Quincas Borba, A mão e a luva, Esaú e Jacó, Dom Casmurro, O crime do Padre Amaro, O primo Basílio, Iaiá Garcia, Memorial de Aires, O seminarista, A escrava Isaura, Amor de Perdição, A ilustre casa de Ramires, A Moreninha, Memórias de um sargento de milícias, Clara dos anjos, Amor de Salvação, Cinco minutos, A luneta mágica, O homem cabeleira, Luzia homem, Inocência, Sonho D'ouro.
Dessa forma a leitura apresenta-se como uma construção humana e histórica, com objetivo comunicativo, geradora de significados, compartilhados entre membros de uma comunidade escolar.

Autora do Projeto

O Projeto foi uma iniciativa da Professora de Língua Portuguesa, da EEF Pe. Abílio Monteiro Neto Francisca das Graças Freitas.
Professora graduada em Pedagogia e Específica em Português pela Universidade Estadual Vale do Acaraú.