POEMA VERSUS POESIA
É bom destacar a diferença entre poema e poesia. Apesar de serem tratadas por muitos como sinônimos, o uso dos dois termos entre os estudiosos apresenta diferenças, a saber:
1.1 Poesia: Caráter do que emociona, toca a sensibilidade. Sugerir emoções por meio de uma linguagem.
1.2 Poema: Obra em verso em que há poesia.Se o poema é um objeto empírico e se a poesia é uma substância imaterial, é que o primeiro tem uma existência concreta e a segunda não. Ou seja: o poema, depois de criado, existe per si, em si mesmo, ao alcance de qualquer leitor, mas a poesia só existe em outro ser: primariamente, naqueles onde ela se encrava e se manifesta de modo originário, oferecendo-se à percepção objetiva de qualquer indivíduo; secundariamente, no espírito do indivíduo que a capta desses seres e tenta (ou não) objetivá-la num poema; terciariamente, no próprio poema resultante desse trabalho objetivador do indivíduo-poeta.
O poema destaca-se imediatamente pelo modo como se dispõe na página. Cada verso tem um ritmo específico e ocupa uma linha. O conjunto de versos forma uma estrofe e a rima pode surgir no interior dessa estrofe. A organização do poema em versos pode ser considerada o traço distintivo mais claro entre o poema e a prosa (que é escrita em linhas contínuas, ininterruptas).
Os alunos do projeto Literatura em minha casa, um salto para novas descobertas, no dia 23 de outubro(sexta-feira), apresentaram em sua roda de leitura, o tema "Poemas em minha casa". Eles escolhiam um poema no baú e recitavam-o para os demais.
Os leitores puderam ser agraciados por Vinícius de Moraes, Cecília Meireles, Olavo Bilac, dentre outros. Mais uma experiência enriquecedora na sala de aula.
Tudo muito perfeito!
ResponderExcluirCatarina, obrigada pelo perfeito...rsrsrs. Desejo que todos os alunos envolvidos no Projeto Literatura em minha casa obtenham sucesso na realização do Projeto e na vida!
ResponderExcluirAbraços!